O Playstation 4 será 50% mais rápido do que o rival Xbox One. Segundo o site da revista britânica Edge, desenvolvedores descrevem essas diferenças como algo "significante" e "óbvio".
Em um exemplo dado por um desenvolvedor foi revelado que sem otimização, uma build (jogo em desenvolvimento) que roda com cerca de 30 FPS com 1920 x 1080 de resolução no PS4 funcionará a "20 e alguma coisa" FPS com resolução de 1600 x 900 no Xbox One. "O Xbox One é mais fraco e é difícil usar sua ESRAM" afirmou um desenvolvedor.
Para tentar resolver o problema a Microsoft fez uma correção no clockspeed para melhorar a velocidade da memória de seu console na tentativa de estreitar a distância entre os dois aparelhos."Mas isso não resolve o problema completamente" afirmou o desenvolvedor.
A reportagem ainda diz que em contrapartida o Xbox One pode vir a ter performance superior na geração de outros tipos de dados que não usem muitas geração de texturas.
Em um exemplo dado por um desenvolvedor foi revelado que sem otimização, uma build (jogo em desenvolvimento) que roda com cerca de 30 FPS com 1920 x 1080 de resolução no PS4 funcionará a "20 e alguma coisa" FPS com resolução de 1600 x 900 no Xbox One. "O Xbox One é mais fraco e é difícil usar sua ESRAM" afirmou um desenvolvedor.
Para tentar resolver o problema a Microsoft fez uma correção no clockspeed para melhorar a velocidade da memória de seu console na tentativa de estreitar a distância entre os dois aparelhos."Mas isso não resolve o problema completamente" afirmou o desenvolvedor.
A reportagem ainda diz que em contrapartida o Xbox One pode vir a ter performance superior na geração de outros tipos de dados que não usem muitas geração de texturas.
Por outro lado, a Sony e a Microsoft estão encorajando os desenvolvedores de games a usar as características específicas de cada aparelho (como a tela de toque do Dual Shock 4 ou o novoKinect), que funcionariam como um grande diferencial. O problema é que existe pouco entusiasmo em relação a isso segundo a reportagem. Se não há uma boa razão de design para usar estas características, eles raramente o farão.
Com a obrigação de produzir títulos que se encaixem na "janela de lançamento" dos consoles, é mais fácil para o desenvolvedor produzir versões idênticas dos jogos para ambas as plataformas do que criar novas mecânicas e ter mais trabalho para implementa-las.
Os desenvolvedores ainda não estão familiarizados com ambos os aparelhos, por isso é provável que só haja melhor games depois da primeira leva de lançamentos.
Uma das fontes na matéria da Edge ainda sugere que fazer gráficos diferentes para um mesmo game pode gerar uma tensão política entre as empresas. Por isso eles evitam colocar no mercado um game com resolução obviamente superior no PS4 e menor no Xbox One. Sendo assim é melhor "castrar" a versão de PS4 para obter gráficos idênticos.
Para que a diferença entre os dois aparelhos seja evidente, a Sony e a Microsoft precisarão investir muito em jogos próprios, para diferenciar-se do que será feito pelas Third Parties.
O Xbox One e o Playstation 4 chegam ao Brasil em 22 e 24 de novembro respectivamente.
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